destaque

Banco de Preços: como funciona e vantagens para a licitação

Ainda na dúvida de qual o melhor lugar para realizar pesquisa de preços para licitações? Ferramenta agiliza as cotações de materiais e serviços e destrava as contratações públicas

Por: Franceslly Catozzo
sex-01-22

Como agilizar a pesquisa de preços públicos e destravar as contratações de uma instituição?
É possível reunir mais de mil fontes de pesquisa de preços em uma única solução?
Como posso realizar cotações de preços para as licitações com segurança, sem depender do orçamento de fornecedores?

A resposta para todas as perguntas acima você encontra em um único lugar: no Banco de Preços. A ferramenta foi desenvolvida para atender às principais necessidades de órgãos e entidades em todo Brasil na hora de realizar a cotação de valores para as licitações, incluindo para reajustes contratuais.

Isso porque o nosso painel é uma ferramenta de pesquisa e comparação de preços praticados pela administração pública. Trata-se de uma solução inteligente de pesquisa que torna o processo de cotação no mercado simples e prático.

Banco de Preços: como funciona
Se você está na dúvida de onde realizar pesquisa de preços para licitações, a solução da Negócios Públicos possui sistema intuitivo e reúne mais de 200 milhões de preços, coletados de cerca de mil fontes, incluindo de:

  • Sistema de Registro de Preços (SRP)

  • Tabela SINAPI

  • Fornecedores

  • Pesquisas de sites de domínio amplo

O módulo “Cotação Rápida”, por exemplo, possibilita realizar pesquisas em segundos por palavra-chave ou código Catmat/Catser, enquanto o módulo “Terceirização” é especializado na cotação de serviços terceirizados.

Já as opções de filtros inteligentes permitem categorizar os valores por estado, região, somente para itens sustentáveis, somente para itens homologados, modalidade (pregão, pregão eletrônico, inexigibilidade ou dispensa de licitação), UASG, CNPJ, marca, fabricante ou modelo do objeto.

Com o filtro “Participação exclusiva de Microempresa (ME) e Empresa de Pequena Porte (EPP)” é possível ter a comprovação de competitividade de acordo com a Lei Complementar 123/06. Há também como pesquisar os preços a partir do âmbito da organização: federal, estadual, municipal, estatal, economia mista, sistema S, privado e até internacional. As cotações em lote também são facilitadas.

Mas o Banco de Preços vai muito além da pesquisa: é possível acessar o perfil de fornecedores, com dados para contato, utilizar o Sistema de elaboração de Termo de Referência, além de ter relatórios completos e personalizados. A ferramenta é a única a disponibilizar ainda:

  • Recurso para especificação de objetos

  • Visualização do gerenciamento da ata de SRP

  • Histórico de preços dos últimos cinco anos

Destaque também para a implementação de mais de 26 opções de fórmulas de cálculo para a estimativa de preços.

Leia também: Pesquisa de Preços: como agilizar as cotações?

Vantagens para a licitação da sua instituição pública

Permitindo economia de recursos públicos e contratações mais ágeis, o Banco de Preços oferece todo o suporte que os agentes públicos precisam a partir de uma base de dados confiáveis e seguros, sem deixar de lado o quesito transparência, cumprindo as exigências dos órgãos fiscalizadores, muitos deles que já utilizam o software.

Outra vantagem é que o melhor painel de preços atende aos procedimentos de pesquisas de preços descritos tanto na Instrução Normativa SEGES/ME nº 73/2020, quanto na Instrução Normativa SEGES/ME nº 65/2021

Mais Vistos

Categorias

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *